23.11.11

Saindo do Ninho...




Daí que eu tenho dois empregos, né??? Um na cidade em que nasci (onde trabalho duas vezes por semana) e outro na cidade em que to morando com namorido (os outros três dias que restam). Nesse que eu trampo duas vezes por semana embora as condições sejam bem menos favoráveis pra mim e as coisas sejam muito mais complicadas é onde ganho melhor e me proporciona continuar perto dos meus avós.

E foi ontem que eu soube que rolou uma reunião, onde meu nome foi um dos temas e é bem possível que ano que vem eu não continue. Na verdade eu devo confessar que não fiquei surpreso por que algumas coisas já apontavam pra isso e o meu trabalho lá, de fato é pior do que poderia ser. Todavia no outro trabalho já estou com uma promoção certa e não teria dificuldades em conseguir ficar os cinco dias da semana, mudando pouco o valor em dinheiro do que ganho atualmente.

E por que nego trabalha em dois lugares, em um vai ser promovido e no outro demitido??? Elementar meu caro Watson, em um tenho todas as condições de trabalho do mundo, no outra tudo é mais escasso...

Confesso a vcs que não dramei muito, quase nada.. Consigo me manter tranquilo com o outro 5 vezes por semana, o que pega pra mim não é a saída do emprego, mas a mudança... Perdi a ancora que estava jogada na minha cidade natal e me jogo de vez na vida adulta.

No post que falei sobre ocasamento da minha prima falei desse meu desejo de não sair do lugar de filho... Estar aqui com namorado é superbacana, mas lá em casa sinto recarregar minhas energias... Lá eu sou o neto... Aqui eu sou o homem da casa e ser o homem da casa cansa, sabe??? EU tenho noção que nem sempre estar em família foi legal, que essa vida adulta já chegou tem tempo, mas ainda tinha uma ancora lá.

Se tiver de sair da casa da minha avó sinto que saio com uma missão cumprida, enfrentei um dragão lá dentro, um problema muito anterior ao meu nascimento, mas que eu (junto com algumas outras pessoas) venci e hoje saio na certeza de que meus avós vão ter uma velhice mais tranquila... Queria estar do lado deles nesse momento, queria curtir essa velhice mais tranquila... Não suporto pensar em me ver saindo de casa, no meu armário vazio.. Me despedindo deles... Sem contar estar longe de muitos dos meus amigos, da minha família paterna que já tenho um contato tão pequeno.

E nem curto tanto a ideia de morar na cidade que vou ficar de vez... Tá sendo complicado pensar nisso, embora tente evitar esse pensamento e aguardar os acontecimentos.

Ontem conversando sobre o assunto com uma amiga falei que me sinto sem controle das coisas e sendo jogado de um lado pro outro e ela falou: Oo nome disso é vida adulta. Falou tb sobre outra coisa muito pertinente que é o fato de, tanto eu quanto ela, sermos muito imediatistas e por esse motivo não nos planejamos pra pensar coisas como “vou trabalhar 2 anos em tal projeto pra poder chegar no lugar x”, e ai os dois anos passam e continuamos no mesmo lugar... Talvez o que falte seja de fato planejar um pouco mais...

Mas a verdade é que o que tá doendo não é a perspectiva do futuro, mas o rompimento com o passado ainda que o presente esteja bacana... Lembro que teve uma época, vivendo com a minha avó, que lamentei pelo fato de que quanto mais o tempo passava menor se tornava a probabilidade viver com a minha mãe e eu senti falta disso.. Morei com ela só até os 16 anos  e quis num dado momento voltar a ter esse convívio diário, mas nem dava mais... E agora sinto que ao sair da casa dos meus avós dificilmente vai ter retorno... Não gosto nem de pensar nas suas mortes por que eles são meu esteio, meu porto seguro, a rede que estão em baixo da corda bamba da vida onde me equilibro. Tava muito legal brincar de gente grande, podendo ser o netinho da vovó toda semana...

Hoje lendo o blog do Alguém senti vergonha da minha angustia por que a dele é muito maior, mas foi através dela que talvez pela primeira vez eu tenha dimensionado o tamanho da sua solidão nessa luta. Quando disse sentir falta de colo de mãe, de se sentir sozinho nessa empreitada compreendi perfeitamente, por que a verdade é que por mais q vc tenha amigos e gente te incentivando, um emprego bacana e as coisas se encaminhem positivamente nenhum lugar é mais confortável do que o ninho e fora dele a vida nunca mais será a mesma.

6 comentários:

  1. Complicado, hein H? Qualquer opinião será prejudicada pela falta de intimidade com a situação e sentimentos todos. De repente tentar um novo emprego-âncora? Ou usar o skype na semana e ser o netinho no fim-de-semana? Complicado opinar e resolver. É, é a vida adulta.

    ResponderExcluir
  2. amigo, mas vc não vai morar em Tóquio, vc pode ainda encontrar seus avós ainda com mais frequência... vc não vai ter que se afastar da sua familia eternamente... vc está falando dessa ausência de ninho como se os seus pais e avós tivessem morrido e vc nunca mais fosse encontra-los. não é assim, Gato, eles continuarão lá, e qndo vc sentir saudade de ser filho e neto vc pode voltar lá e passar um fim de semana sendo paparicado por eles.

    ResponderExcluir
  3. Gatucho... claro que o ninho é bom demais... tão bom que sentimos vontade de nem sair dele... mas o problema (ou não) é que somos grandes demais pra ficar nele. Precisa sair, ganhar o mundo, ser demitido algumas vezes e promovido noutras tantas, casar com namoridos, enfrentar as mães, ser padrinho de casórios e assim... aos poucos e aos muitos... ir fazendo o teu próprio ninho!
    Fooooooorça na peruca, fio! Bjundas!

    ResponderExcluir
  4. Se jogue fora do ninho, acredite, seus avós ficarão (alías, já estão) super orgulhosos de ver o netinho conquistando espaços e um ninho próprio, com muito mais segurança (imagino eu) que na época deles.

    Sei também que essa coisa de encarar o ninho vai muito da personalidade da pessoa. O meu era muito gostoso, cômodo, mas taquei fogo nele com 19 anos e nem quero saber de voltar lá, heheheh. Não por falta de afeto ou dificuldades, e sim porque meu desejo era justamente conquistar meus espaços de maneira mais independente afetivamente, e isso significava cortar o cordão umbilical no dente, hhehe.

    Mas vai na fé, vida adulta é uma loucura mas tem muita coisa boa, jejejej

    abs

    ResponderExcluir
  5. nossa, simplesmente lindo seu post!!
    Lindo ver alguém que goste tanto assim dos avos, da família!

    Mas voce ainda tem os finais de semana, pelo visto as cidades sao próximas e dá pra passar ali um diazinho na semana pelo menos né...

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso, eu fugindo da minha família como o diabo foge da cruz...

    Eu me sinto como um bicho fugindo da Felícia. Porque meus pais fazem de tudo pra emendar o cordão umbilical...

    Mas fica tranquilo que, se vc quer o convívio e eles também, vc vai acabar arrumando um jeito de passar por lá pra visitar seus avós frequentemente. Vai por mim!

    Abraços e boa sorte!!

    ResponderExcluir