23.7.20

Autoindulgência



Tendência da pessoa que busca desculpar os próprios erros ou de aceitar com facilidade os próprios defeitos; autocomplacência. Complacência, condescendência, tolerância e indulgência consigo próprio.




O ano é 2020, o país é Brasil e a condição é negro e gay. Tem uma horda de opositores que vão detectar no início do meu texto vitimismo, por esse motivo vou aproveitar a vibes dicionário e trazer mais duas definições.

Vitimismo

Sentimento de ser vítima; sensação de quem está ou foi sujeito a opressão, maus-tratos, arbitrariedades, discriminação etc.

Consciência de Classe

Consciência de classe é um termo usado nas ciências sociais e na teoria política, especialmente no âmbito do marxismo, para designar as crenças e atitudes de uma pessoa a respeito de sua classe social ou condição econômica, inclusive quanto aos interesses e à estrutura de sua classe social.

Existe uma diferença grande entre criar pra si narrativas em que você é vítima e ter uma percepção clara das opressões que você de fato sofre e pasme, meu bem! Existem situações em que de fato somos vítimas.

Você pode até achar que minorias oprimidas brigam em prol de ter privilégios e eu vou te achar um babaca por isso, mas te acharei um babaca que está embebedecido de um discurso que ganhou muito força com a ascensão do bolsonarismo. O que você não pode negar (por que isso faria de você um babaca cego) é  que com a intenção de combater um processo ideológico que na visão bolsonarista estava em curso, o presidente (e todo seu grupo) ascendeu ideologicamente uma espécie de caça as bruxas de qualquer fagulha de discurso de empoderamento feminino, negro ou LGBT e que isso fez com que esses grupos se t ornassem ainda mais vulneráveis.

O que você também não pode negar é que as vulnerabilidades que esses grupos estão expostos ficaram ainda mais evidentes na pandemia.Há uma resseção financeira em curso e ela  vai respingar em todos nós, mas adivinha quem vai  estar mais sensível a este processo? Se os negros ocupam majoritariamente os sub empregos no Brasil, já podemos começar pensando sobre quem pode efetivamente estar em home office. A gerente do banco pode trabalhar em Home? Sim, ela pode, que ótimo! A faxineira  pode trabalhar em Home?? Não, ela não pode... Quantas gerentes de banco branca você já viu? Quantas negras?  E faxineiras.. Quantas negras? E quantas brancas? Tá aí.. Transparente como a água pra quem quiser deixar de ser babaca ver.

Quando Bolsonaro ganhou o primeiro turno o meu marido chorou e foi uma das poucas vezes em que eu não pude dizer "calma, vai ficar tudo bem... Nós vamos dar um jeito!", pq sinceramente eu não sabia se daríamos. Entre o primeiro e o segundo turno uma onda de violência passa a ocorrer para os opositores ao bolsonarismo. Um dia as mulheres encheram as praças e ruas com o #elenão, no outro a recomendação era que meninas evitassem andar com adesivo na rua. Na internet viralizava o vídeo do  metro de São Paulo abarrotado de homens gritando "Bolsonaro vai matar viado"... No segundo turno não houve nenhuma surpresa com sua vitória. o primeiro ano foi um festival de horrores. Bolsonaro leva consigo uma horda de deputados, senadores e governadores que até ontem tinham zero representação. A necropolítica vira a estratégia de um desgoverno do absurdo. Witzel orienta a polícia a mirar na cabecinha. O estado executa negros e pobres sob os aplausos de uma população sedentas por uma justiça que só tem lógica dentro da sua cabeça. Monta-se o coliseu e eu me sinto no meio da arena. No segundo ano vem o corona vírus e ele mantém a sua linha xucra e anticientificista... "A maior pandemia que o mundo já conheceu", "milhares de mortes", "dois meses sem ministro da saúde'.... "A saída de Mandeta vai implodir o governo", "a saída de Moro vai implodir o governo"... Nada vai implodir o governo, Bolsonaro gerou inimigos imaginários.. LGBTs, Esquerdistas, comunistas,, URSAL, Petralhas... Toda essa gente deve ser combatida e desfazer esse novelo requer tempo, nenhum evento por si só o fará. 

Em 2020 eu seguia com um emprego estável, de carteira assinada e diferente da maioria dos meus semelhantes, estou em home office. Porém se teve uma coisa que ficou TRANSPARENTE pra mim com o bolsonarismo é que quando você é parte de um grupo oprimido por muitas vezes o capital te faz crer que a ascensão financeira vai te blindar de uma série de opressões, mas essa blindagem é até a página 20. A minha empresa trabalhava mediante a um contrato que poderia ser renovado em agosto de 2020... Acho que nem preciso te dizer pra onde foi essa possibilidade, né? Como se colocar no mercado em meio a recessão? Onde eu jogo meu curriculum em setembro de 2020? 

Estou te contando isso tudo basicamente para dizer que eu tenho procurado ser produtivo na quarentena, fazer atividades físicas, me alimentar melhor, fazer cursos on line, ver filmes, séries , ler, etc, etc etc... Mas que também já tem mais ou menos um mês que eu não lavo o banheiro, pq estou meio de saco cheio e desmotivado pra fazer... Minha mesa de almoço virou uma versão bagunçada da minha mesa de trabalho (sorry, não tenho gavetas), minha casa está cheio de vazamentos que não estou preocupado em resolver e que quase nunca arrumo a minha cama... E sinceramente... Eu me entendo, me perdoo e me acolho. Meu banheiro tá parecendo o banheiro da Whitney Houston e se você me acha porco por isso, na boa.. Vai tomar no cu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário