21.11.09

Oscar 2010




Quem me conhece pessoalmente sabe da minha paixão por filmes, adoro mesmo. E foi com o ex dawson’s creek que comecei a acompanhar premiações. Desde 2007 quando vai chegando o mês de janeiro fico enlouquecido com a lista de filmes do globo de ouro (que ajuda a especular a do oscar), e com a saída da lista dos filmes do oscar começam os incessantes downloads e idas ao cinema na tentativa de ver todos os filmes que estão concorrendo nas principais categorias até o dia da premiação.


Antes de acompanhar todo esse esquema olhava pro oscar meio que de lado, acompanhava a critica feita por todos sobre o fato de ser comercial, vendido e consequentemente sem valor. E imaginava uma coisa absurda, cheia de subornos, fraudes, lobys e etc..... O que eu percebi é que na verdade essa imagem é um tanto qto hiperbólica. Para todos que vivem disso o cinema de fato é uma fábrica e o oscar, e tb outras premiações, nada mais são do que as vitrines que vendem os produtos dessa fábrica. Os votantes do oscar são jornalistas, produtores, pessoas do show business. Recebem suas cédulas em casa e sabe Deus se pelo menos viram todos os filmes pra poder votar. É natural que os grandes projetos que envolvem muitas pessoas sejam mais votados, afinal é mais provável que exista um amigo ou outro de algum dos votantes envolvidos.


Se vc assim como eu imaginava pessoas imparciais, que faziam analises técnicas e frias a cerca das qualidades dos filmes, mas que acabava se corrompendo por propostas pomposas, talvez esteja enganado. Os votantes são apenas pessoas que vivem naquele universo, mas são influenciados pelas mídias e seus apelos. É por esse motivo que era possível prever que a morte de Heath Ledger daria um upgrade na sua vitória, embora sua atuação tenha sido indiscutivelmente excelente, a entrega póstuma de uma estatua emociona o júri. E tb em 2007 Scorsese leva o premio de melhor diretor e melhor filme pelo “Os Infiltrados”, muito mais pelo fato de que a critica achava que a academia o injustiçava nunca lhe dando uma estatueta do que por qq outro motivo. Esse ano Seann Pen apesar de um trabalho brilhante em “Milk”, corria o risco de não levar pelo simples fato de ter ganhado há muito pouco tempo em “Sobre Meninos e Lobos”. Alguns tb especulavam a possibilidade de Brad Pitt levar como melhor ator por “Benjamin Button” e Angelina Jolie com “A Troca”, pk seria estético a vitória de ambos os membros do casal das causas humanitárias. Kate Winslet, mesmo com uma atuação indiscutivelmente brilhante, tb recebeu uma ajuda do fato de concorrer a seis anos e nunca ter levado. E por todos esses motivos conclui que aquilo que de longe se assemelhava a máfia italiana na verdade mais parece um concurso de bairro e merece receber as criticas vinculadas a falta de neutralidade presente em quaisquer espécie de relação humana onde há julgamento.


Com tudo isso ainda não da pra negar a qualidade dos filmes, artistas e profissionais premiados. Que a contrario do que muitos imaginam segue em sincronia com outros prêmios como o Globo de Ouro e o Bafta. Aliás, o globo de ouro é composto basicamente pelos mesmos do oscar, porem em menor quantidade.


Nesse ano resolvi tentar ficar de olhos nos filmes badalados pra ter de correr menos quando sair à lista, mas a tarefa é muito árdua. Boa parte dos filmes só vão ser lançados em terras brazucas depois da indicação, alguns outros depois da festa. É bem verdade que isso se tornou um problema diminuto depois da internet, mas ainda sim complica um pouco.


O que o intrépido blogueiro que vos fala pretende fazer pelas próximas postagens é tentar a difícil tarefa de especular o que irá rolar no oscar 2010. Difícil, pk n sou nenhum cineasta e por que tenho um conhecimento muito superficial da trama que de fato coloca os filmes como indicados. Difícil até de compreender as escolhas das categorias. Kate Winslet, por exemplo, concorreu ano passado ao oscar de melhor atriz com “O Leitor” e o globo de ouro de “melhor atriz coadjuvante” pelo mesmo filme. Meryl Streep concorreu ao premio de melhor atriz pelo “Diabo Veste Prado” em 2007, muito embora a personagem principal da historia pertencesse a Anne Hathaway. “Ensaio sobre a cegueira” é um filme brilhante, aclamado por público e critica, de uma historia do Saramago , dirigido pelo reconhecido Fernando Meirelles e tendo no seu elenco a grande Julianne Moore e não concorreu a absolutamente nada.


Porém, apesar dessa minha miopia para com ao assunto vou tentar umas apostas, de acordo com o que observei nos poucos anos acompanhando a academia e pelos filmes que vi. Se você curte cinema aguarde as próximas postagens e me ajude nos comentários a especular as possíveis premiações.


4 comentários:

  1. Vou aguardar !!!!!

    bom finde pra ti!

    abração!

    ResponderExcluir
  2. eu nunca fui muito de filmes, dificilmente lembrava o nome dos atores e tudo mais... mas d um tempo pra cá tenho curtido este mundo, fazer minhas criticas e tudo mais... e até analisar, este filme vale ou nao um oscar, uma premiação.

    interessante isso.

    ResponderExcluir
  3. Gato, concordo muito contigo. Certas coisas é difícil compreender. Eu acho que a interpretação de Kate Winslett em "Apenas um Sonho" é muito mais intensa. Mas vai saber.

    É como ver Cate Blanchet perder seu Oscar por Elizabeth ou o grande Sir Ian McKellen perder para o chato do chato de a vida é bela quando sua interpretação em Deuses e Monstros fora sublime.

    ResponderExcluir