8.9.11

11 de setembro... De 1973!!!


Semana passada fui convidado no FB pra um “evento” que achei bacana.. O anfitrião chamava a todos para que no 11 de setembro colocássemos em nossos profiles fotos que fizessem menção ao 11 de setembro, mas não era o de 2001 e sim o de 1973.

11 de setembro ficou conhecido como o dia do terror para o mundo desde 2001 devido aos ataques ocorridos contra as torres gêmeas. E desde então o evento é anualmente lembrado pelos jornais, pela Ana Maria Braga, pela Hebe e etc... Porém, se pro mundo o dia foi marcado pelo terror a partir de 2001 pro Chile já era desde 1973 quando se iniciou a ditadura Chilena que foi financiada pelo governo americano bem como outras ditaduras da América Latina.

Na ditadura Chilena não foram 2996 mortos, como no word trade center, foram mais de 40 mil, sem contar o sem números de torturados e desaparecidos. O evento coloca a data para que reflitamos tendo o Chile como ícone, mas que também pensemos nos diversos mortos em Hiroshima, Nagasáki, Vietnã, Oriente Médio, Guantánamo, Nicaragua, El Salvador e etc eetc etc etc etc... etc etc etc.... etc etc etc... etc etc etc....

Tb podemos somar os 2996 trabalhadores mortos no WTC em nossa reflexão... Eles foram vítimas da volúpia imperialista do governo americano colhendo a tempestade plantada pelas elites desse país. Não precisamos ser sociólogos ou especialista para poder entender o obvio, e o obvio é que se eu tenho um brinquedinho lindo e vivo sacaneando o meu irmãozinho que não tem porra nenhuma um dia ele vai encher o saco e tentar tirar de mim na base da porrada.

As mídias, de uma forma geral, ao citar o WTC vitimiza os EUA por completo, é preciso ter muito cuidado para que consigamos distinguir quem é vítima e quem é algoz quando eles ocupam o mesmo lugar. A guerra contra o terror proclamada por eles em 2001 deveria começar com uma autorreflexão e a redefinição de suas políticas e práticas, por que se eu espalho gasolina por toda lona e disponibilizo o fósforo ainda que não tenha riscado não posso me isentar da culpa no incêndio do circo.

9 comentários:

  1. Muuuuito bem colocado, Gatão. Fico triste pelos inocentes mortos, de todos os lados dessa História. Mas é só. E só na hora. Por que 10 anos depois, ainda mais sem vermos que aprenderam com o erro? Nah...

    ResponderExcluir
  2. vc esqueceu de falar dos desaparecidos políticos brasileiros tb, a nossa ditatura tb foi financiada pelo governo americano, não esqueçamos disto!

    ResponderExcluir
  3. Enfim, vilão que se faz de vítima é mesmo detestável... Gosto dos que se assumem... hehehe...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Gosti! Hehehehe! E a festa do 11 de setembro não é completa pq esqueceram de derrubar a porra da Estátua da Liberdade. Prontofalei!

    E... calma... voltei. Ainda não é dessa vez que "vai acontecer de novo"... hehehehe!

    Bjundas!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo por os EUA como vítima nem quando são eles que sofrem. Sempre penso no ataque ao WTC como uma compensação cósmica, sabe?

    ResponderExcluir
  6. Por mais que os USA tenham um interesse imperialista, o que ocorreu em 11/9/01 foi lamentavel, uma morte nao justifica a outra. Sou da opiniao que o mundo é ruim com USA mas seria pior sem eles, lembrando que US e URSS salvaram o mundo na 2a guerra, só estudar e ver o que alemanha, italia e japão queriam implantar.
    Aqui no Brasil é difundida uma visao anti americana que ao meu ver é muito sem sentido, ja que cada país tem sua soberania e se souber utiliza-la nao é vitima do imperialismo americano, a china é um grande exemplo disso.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma discordância quase que completa de tudo que Fabricio falou, mas n pretendo fazer disso um debate, só ressaltar que em momento algum tentei insinuar que as mortes do WTC justificasse outras... Muito pelo contrario, no texto deixo claro que eles fazem mais números das vítimas feitas pela política norte americana e, pra mim, mais importante que reforçar segurança em aeroporto é ter uma outra postura de maneira geral...

    ResponderExcluir
  8. realmente vc não insinuou e nem eu disse que vc insinuou isso.
    heheheh alokk sem debates dessa vez, o ultimo aqui causou uns 30 coments. Mas é divertida e sempre valida uma troca de ideias e pontos de vista.
    abs :)

    ResponderExcluir
  9. Bom, como eu gosto de provocar debates entre eu, o Gato Van de Kamp e o Fabrício, vim aqui dizer que... ALOKA!!!

    Só brincando, viu gente?? rsrss

    Até pq estou de saco cheio de ouvir falar nessa celebração pelo 11 de setembro...

    Que tal a gente ouvir uma música pra distrair??

    Abraços!!

    ResponderExcluir