18.5.09

Vc é gay?

Tudo começou comigo querendo um espaço pra me expressar, estava (e estou) num momento difícil e escrever, pra mim, sempre foi um processo catártico. Precisava sublimar todas essas coisas, foi então que decidi fazer o Yag... A idéia era escrever “gay” ao contrario, por isso “na contramão”... É por não me identificar com a dita “cultura gay” e questionar suas bases que senti a necessidade de compartilhar isso. A escolha do gato de cheshire se deu por que na historia de Alice – que eu amo – ele é um dos poucos personagens que ela consegue manter dialogo, o único que explica determinadas coisas, que reflete a cerca das respostas que ela necessita, sendo uma espécie de razão naquele mundo ilógico... Ele leva a doce Alice a refletir sobre wonderland , e o melhor, faz isso sem estar em cima de um pedestal, sempre sorridente e próximo... Muito próximo... É ele que alerta Alice dizendo: “(...) todo mundo é meio louco por aqui. Eu sou. Você também é”.

Lendo outros blogues acabei perdendo o viés unicamente de questionamento do meio gay e me vi discutindo outras situações, mas não tenho menor intenção de deixar de questionar o lugar onde estamos... Alices, apertem os cintos, por que é hora de pensar...

Na postagem em que fiz sobre a situação gay no mundo fiquei um pouco preocupado quando recebi o e-mail de um amigo que sempre comenta aqui – o Ricardo – falando sobre minha posição radical contra quem está no armário. Fiquei receoso com o equivoco, mesmo por que Ricardo, é de longe um dos amigos mais inteligentes que eu tenho, e se ele chegou a essa conclusão pensei que de fato poderia ter me expressado mal. Em momento algum tive a intenção de criticar quem está no armário, eu mesmo fiquei durante muito tempo, mesmo sabendo que minha mãe não iria cair dura no chão. Cada um tem sua hora, e não há necessidade de desespero. O que me incomoda são homossexuais que entendem traços de homossexualidade como algo que desqualifique. Não estou discutindo se todo mundo que é gay é obrigado a gostar de divas, moda, ser metrossexual, ou qq outra coisa que se vincule a homossexualidade, cada um vive da maneira que achar mais pertinente pra si, mas a tentativa incessante de buscar uma imagem heterossexual e fazer marketing disso é uma maneira de colaborar para a manutenção do preconceito. A sensação que tenho é que o cara entende que ele até pode ser homossexual, desde que sob hipótese alguma pareça ser um, já que isso faria dele menos. O preconceito que vem lá de fora me irrita bastante, mas o que vem de dentro me mortifica. Certa vez um amigo se referindo a outro disse que ele até é gay, mas gostava de HQ e super herói que é coisa de hetero, enquanto fulano só gostava de balé clássico e filme europeu. Naquele dia ele perdeu muitos pontos comigo...

Tb não aponto e nem julgo quem diz, por exemplo, não sentir atração por afeminados, ng é obrigado a gostar de nada. Mas será que as pessoas já pararam pra tentar entender as raízes de seus desejos??? Ng deseja do nada... Não existe nada que seja inato (ou muito pouco, ok Cohen???), tudo é construído... Os processos que constroem tudo isso em geral são inconscientes, e não estou me referindo a uma instancia psíquica distante e caprichosa. Estou falando de uma rede associações que vamos fazendo no decorrer da vida que nos molda, assim formamos padrões, gostos, preferências.... Uma pesquisa feita a pouco tempo mostrou que apenas pra 1% dos homens brasileiros a mulher negra seja preferência e isso não se da por que esse desejo vem no gen, isso tem a ver com uma sociedade que tem um padrão de beleza branco. Da mesma forma que desqualificar aquilo que é homossexual é um movimento que se da devido a uma sociedade preconceituosa e heterossexissista e a gente só se comporta diferente diante disso quando compreende tal fato.

Acredito que um dos maiores complicadores na luta homossexual seja exatamente o fato de seus membros terem que se entender dessa forma antes de abraçar a luta. É todo um processo interno de aceitação até o momento em que o sujeito olhe pra si e reconheça que é homossexual, entenda que isso inevitavelmente coloca ele num lugar social, aceite essa idéia e por fim deseje um mundo melhor pra essa classe que ele entende pertencer (e conseqüentemente pra ele). Pensar nisso, é pensar também no que é ser homossexual... E ai surgem uma serie de dúvidas: Ser homossexual significa viver o estilo de vida que se vincula ao meio gay??? O fato deu transar com homens esporadicamente como uma aventura faz de mim um homossexual??? Um virgem pode ser homossexual, uma vez que nunca transou com outro homem??? Se eu tenho desejo por pessoas do mesmo sexo e não prático eu sou homossexual??? Ser homossexual e ser gay é a mesma coisa??? Se eu não compartilho da cultura gay devo me interessar sob o que está sendo discutido nesse circuito???

Muitas, muitas, muitas perguntas... Poderíamos resumir tudo dizendo que homossexual é quem tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo ou, ampliando um pouco, quem estabelece uma relação de desejo. Mas ainda sim teríamos situações que iriam gerar questionamento, é claro que não são comuns, mas se em alguns casos poderíamos questionar se gestos homossexuais tornariam algumas pessoas homossexuais de fato. Abrindo precedentes para essa possibilidade, estamos tornando coerente o questionamento em todo e quaisquer caso. Ai em baixo relato três casos que gerariam alguma confusão:



Alexandre... Ator de filme pornô, heterossexual, casado, pai de dois filhos... Porém ele só faz filmes homossexuais, e a esposa prefere assim, por que sabe que aquilo não causa prazer pra ele. Alexandre que tem um dote de 13cms, só faz passivo, já foi penetrado por mais de 500 homens no decorrer de sua carreira, fez dupla penetração (um de 24 e outro de 22cms), sentou num cone de transito até a metade... Tudo com muito profissionalismo. Alexandre se diz um exibicionista e fica excitado com o ligar das câmeras...


Shirraz é uma “amiga virtual”, travesti... Namorou quatro anos com uma lésbica, que de certa forma tb era travesti, já que se travestia de homem. Seria equivalente a travesti que pegou Ronaldinho e Thammy Greatchen. A priori, um casal heterossexual, idependente de quem coma o que.

João (nome fictício) é um outro amigo meu, heterossexual, com namorada... Nunca viveu uma relação homossexual e diz não ter a menor vontade, porém rodando nos chats na vida, não tem menor paciência em ficar enrolando com mulher uma hora pra ela no máximo mostrar um peitinho. Prefere os “viadinhos”, que em trinta minutos, a partir da hora que ele entra no Chat, mostra tudo que ele quer e mais alguma coisa, e por fim... Goza.

E ai??? São homossexuais??? Não sei, deixo por conta de vocês mas uma coisa eu digo... Homossexuais ou não, no Irã funciona da seguinte forma, deu a bunda ou comeu a bunda de um homem... É forca!!!

OBS: Será que cone tah valendo???

13 comentários:

  1. Concordo totalmente com suas opiniões e questionamentos. Acho que perdemos muito tempo tentando classificar/rotular, isso sim (perdemos = o ser humano, em qualquer situação e assunto). Mas então no Irã fazer chupeta, só, pode? :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, nossa, resumiu a questão. Entendi tudo. Gostei do elogioso, apesar de achar exagerado. Me vejo como uma das pessoas mais limitadas e desinformadas, mas tá valendo. Elogios são sempre bem vindos. Adorei o caso da trava com a sapa e confesso a você que esse tal de João não me convenceu.
    Continue postando, pois estou adorando ler os textos interessantes e criativos.
    E acho que nem a chupeta é permitida no Irã, apesar de haver quem diga que “um boquete e um copo d’água a gente não nega a ninguém.”
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Sou dessa filosofia amigo... DESSA FILOSOFIA

    ResponderExcluir
  4. Alexandre: GAY!!!
    Traveco e Traveco: GAY!!!
    João: GAY!!!

    E tenho dito!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha... adorei o post, você toca em uma questões muito importantes e interessantes... acho que o "outing" não é só uma questão de se assumir, querendo ou não, há mais coisas envolvidas. A nossa sociedade é hipocrita o suficiente para se usar de você ser gay para prejudicá-lo posteriormente em outras situações.

    Mas sei lá... pode ser uma visão meio Alice a minha (okay, é totalmente Alice), mas já que eu não encontrei o gato para me ajudar, eu tenho tentando achar meu caminho... eu sei que me atrai... já me apaixonei por meninas e um belo dia descobri que um amigo era mais que um amigo e a partir dai (e com muitas decisões equivocadss vez por outra) tenho tentado caminhar. Já sei também que não sou das famosas baladas, noitas... e ferveção... então, tenho tentado vencer meus preconceito e encontrar um lugar para mim.

    Hoje... para mim... independentemente de homo, bi, HT, me importa muito mais amar e ser amado!

    Putz... falei um monte, né?!Abração!

    ResponderExcluir
  6. uhm... ontem vi um filme que embaralhou a minha cabeça... ja viu Vicky Cristina Barcelona?

    ResponderExcluir
  7. Nossa que post legal...
    acho que fiquei com mais duvidas do que certezas, mas acredito que a função foi essa, levantar um debate sobre a o que é a homossexualidade.
    Parabéns, vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  8. Não fiz uma crítica reflexiva mas....

    Alexandre: GAY!!!
    Traveco e Traveco: GAY!!!
    João: GAY!!![2]

    ResponderExcluir
  9. Não foi GAY , mas sou simpatizante e adoro meus amigos homosexuais... abomino quem odeia demonstra fobia aos homosexuais
    e como disse Latinha
    "o que me importa muito mais é amar e ser amado!"

    ResponderExcluir
  10. Preconceito dentro do próprio meio é o fim da picada mesmo. Os que possuem trejeitos mais femininos são rebaixados a um nível inferior, os travestis na maioria das vezes são marcados pela própria classe. Chega uma hora que é preciso repensar os conceitos sobre a própria classe social em que se vive.

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho total convicção que o Alexandre seja gay. Sei lá, me parece algo tão mais comercial. Completamente repulsivo, mas não sei... Atrair-se fisicamente por seres do mesmo sexo eu já acho um grande indício para homossexualidade, esteja ela latente ou não.

    ResponderExcluir
  12. No meu ponto de vista, ser homossexual é sentir desejo... como você diz. Já ser gay é mais um conceito cultural, quanto a meios frequentados, comportamentos e pequenos grupos de amigos de um indivíduo que primariamente é homossexual, é um ponto de vista imposto pela sociedade. Mas e quanto aos heterossexuais que frequentam o meio e etc? Acho que seriam os populares simpatizantes, é uma questão complexa a se discutir, claro, mas a minha interpretação do mundo é essa.

    Com questão aos três casos minha interpretação é a seguinte:
    Alexandre - Hétero, o fato dele fazer filmes não implica desejo e, necessariamente, atração pelo outro homem. É o ganha pão bizarro dele.
    Shirraz - Hétero, ela se atrai por um membro do sexo oposto, mas também poderia ser pela aparência o que nos levaria a reconsiderar: o que a atrai? A imagem ou o sexo da parceira? Essa questão poderia ter um desenlace diferente, pois a atração pela imagem poderia estar ligada à homossexualidade.
    João - Bissex, acho que o fato de sentir prazer ao olhar o corpo de outro homem indica a possibilidade de ter relações com eles e, consequentemente, desejo. Não que isso seja o que ele procura, pode ser apenas necessidade da carne. Mas o fato de sentir prazer ao observar, leva a crer que ele também sente atração e desejo por homens.

    ResponderExcluir