8.7.09

Menos rápido....



A pouco tempo fiz uma postagem sobre twitter onde dizia que só fui compreender qual é a sua sacada depois da segunda vez que entrei Falei sobre o caráter viral e a velocidade em que as coisas aconteciam naquele espaço. E é sobre isso que vim falar, velocidade. O mundo cada vez mais veloz, a contemporaneidade ajudou na formação de uma sociedade que tem pressa, fala-se até em síndrome da pressa, uma doença que embora ainda não seja reconhecida nos manuais é estudada desde a década de 80 e é caracterizada por esse afoitamento, essa correria constante, mesmo quando não há um motivo aparente pra isso. Avançamos sinais, queremos fazer leitura dinâmica, otimizar tempo... Mais e mais e mais rápido... Precisamos ser os primeiros ter informação, muita informação e rápido... Cada vez mais imediatistas, estamos nos tornando uma sociedade ansiosa. Os transtornos de ansiedade aumentam em proporção e número, não sabemos mais lidar com os processos lentos... Queremos não sentir mais a dor do fim de uma paixão pra ontem, e achamos que temos de nos recuperar pra ontem, encontrar um outro amor pra ontem, sermos felizes pra ontem. As coisas não funcionam dessa maneira, em geral o que é fundamental na vida se constrói lentamente e precisa ter cada faze do processo bem vivido. Não adianta querer pular a adolescência e ser um homem maduro de 16 anos, viver um casamento quando se está namorando, ser um excelentíssimo Dr. de 26. É preciso ser experenciado para lidar com cada uma das situações citadas, e uma real experiência... Se vivo um casamento quando deveria viver um namoro pulo um período fundamental em que aprendo a lidar com o outro numa distancia segura, se sou um adulto de 16 por que entendi certos processos ouvindo as pessoas nunca terei um entendimento real daquilo que, na verdade, não conheço. Lembro de uma amiga da faculdade que fazia tudo para terminar o curso em quatro anos, puxava matéria, estudava de manha e de noite... Corria e sempre tinha muito pouco tempo, o que talvez ela não entendesse é que mais do que o conhecimento técnico que nos era ensinado, a universidade era um espaço de troca e interação onde formávamos uma identidade profissional... As conversas de corredor ou no bar da esquina nos atualizavam não só dos eventos, mas do que era tendência, do que se discutia, do mundo que ela tanto ansiava em chegar sem muito se preocupar em de fato conhece-lo.... Se formou um ano antes de nós, que não pareceu fazer tanta diferença. A vida cobra, as coisas precisam acontecer no seu tempo, no seu ritmo...


Durante este período que estou doente tenho tido que aprender a lidar com a ansiedade da espera pela cura, em geral adoecemos, vamos ao médico, tomamos o medicamento e com uma, no máximo duas semanas estamos prontos pra outra. Dessa vez demorei pra descobrir o que era e quando descobri soube que é uma doença de tratamento chato e demorado... O tempo poderia ser longo e ainda tendo de fazer a tal dieta nesse período que daria a sensação de ser maior ainda. Comecei a entrar numa negativa em falar sobre o assunto, no meu MSN deixei um recado que dizia: “PS. A perna não melhorou, não pergunte.”... A msg ,um pouco mal criada, era por dois motivos. Primeiro que estava de saco cheio de contar sobre isso que virou uma espécie de assunto único durante um tempo razoável. E segundo por que as pessoas, queridas, sempre perguntavam à espera de boas noticias, chegavam pra mim todos os dias e falavam: “E a perna, melhor???”... E eu sempre tendo de dizer que não, num dado momento comecei a falar que sim por que estava ficando sem graça em da a mesma resposta que soava até um pouco antipática. A verdade é que eu precisava trabalhar em mim a tal ansiedade, precisava aceitar que seria demorado e a preocupação, sempre bem intencionada, dos meus amigos acabava por colaborar para que eu ficasse ainda mais afoito pela cura. Precisava cortar essa investida, e fiz... Decidi ontem após uma conversa que enviarei um e-mail para eles explicando o que aconteceu e por que dessa minha negativa em falar sobre o assunto.


Existe um único lugar certo em que todos vamos chegar,... A morte. A pressa não vai fazer com que vivamos mais, não vai atrasar e nem adiantar esse processo... Vivamos melhor cada momento... Vamos aprender a curtir a fossa, a lidar com a falta... É difícil, mas é preciso... As vezes corremos e pulamos fazes pra chegar logo um ideal, e o ideal nunca chega. Eternamente queremos sempre mais e mais... Até a exaustão... Deixemos que as coisas sigam seu próprios movimentos, nem que isso signifique ter menos.

7 comentários:

  1. Uma conclusão absolutamente sensata, fruto do tempo que você teve pra maturá-la. Perfeitas as suas colocações! Precisamos nos permitir um pouco de tempo pra vivenciar cada coisa e tomara que o Mundo perceba isso... a tempo!

    ResponderExcluir
  2. é hipócrita da minha parte dizer isso mas lá vai: é ideal sim viver cada momento, e curtir bastante, e apesar de sofrer da síndrome da pressa, tenho aprendido a saborear pequenos momentos de calma e de puro ócio, aquela sobremesa devagar, aquele café forte na janela enquanto chove. Tbm cheguei na mesma conclusão sua, mas é claro, tbm não precisamos seguir "à la bahiana". haahahhahaa, to zoando.

    abracaooooo

    ResponderExcluir
  3. perfeito ... tb sofri [com maior intensidade que hoje] da síndrome da pressa ... depois de um processo semelhante ao seu [saúde] que me levou meses de vida, aprendi a ser mais cauteloso com o tempo e aproveitar com intensidade e plenitude cada instante vivido ... sem pressa ... sem ansiedade pelo próximo momento ... não nego que ainda tenho resquício desta ansiedade, mas bem menos ... esta sua postagem foi extremamente oportuna para mim ... me fez reviver experiências vividas e atitudes tomadas mas que estavam se perdendo no burburinho do corre-corre ...

    "Existe um único lugar certo em que todos vamos chegar,... A morte. A pressa não vai fazer com que vivamos mais, não vai atrasar e nem adiantar esse processo... Vivamos melhor cada momento... Vamos aprender a curtir a fossa, a lidar com a falta... É difícil, mas é preciso... As vezes corremos e pulamos fazes pra chegar logo um ideal, e o ideal nunca chega. Eternamente queremos sempre mais e mais... Até a exaustão... Deixemos que as coisas sigam seu próprios movimentos, nem que isso signifique ter menos."

    adorei isto ... anotado e afixado em minha escrivaninha ...

    bjux e melhoras

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Odeio pressa... vovó já dizia: "apressado come cú... ops, digo, crú!!! Hahahaha!!! Vamos negociar esse prêmio de vice... vamos negociar... não vou apressar contigo... HAHAHAHA!!!! Hugzzzz!!!!! Cd os vídeos posts... acho divertidos!

    ResponderExcluir
  5. Oi querido acertada a sua decisão. É típico do ser humana a pressa, mas ela de nada adianta. Estou torcendo pra que vc encontre no tempo, seja ele o tempo que for longo ou não, a certeza de que tudo acontece no tempo certo.
    Saudade de vc.

    ResponderExcluir
  6. Ai, acho q meu problema é esse, sabe? Eu sempre fui muito calmo, paciente... mas ultimamente tô querendo tudoaomesmotempoagora!!!
    Por isso tô ficando maluco!
    Mas acho q não sou o único. Estão todos assim...

    ResponderExcluir
  7. E eu me achando a ultima bolacha do pacote pela minha graduação torpedo.

    Devo ter essa sindrome, me acostumei tanto que de tal maneira não consigo andar mais devagar. Preciso estar muito cansado.

    Beijos...

    ResponderExcluir