2.9.24

O Mestrado Profissional e a Fake News nossa de cada dia.




 Quando eu resolvi entrar no mestrado profissional foi meio que nu período de recuo na minha vida. Em geral eu tenho meu tempo muito ocupado trabalhando em vários empregos, na ocasião meu marido me colocou uma pilha (ele sempre me estimulou nesse sentido, próximo post vai ser esse tema), considerando que eu teria um pouco mais de tempo.

Diferente do mestrado acadêmico o mestrado profissional não prevê bolsa (é possível, mas não é usual), não exige exclusividade, é mais voltado para o trabalho e é mais flexível, já que as aulas são ministradas pra pessoas que tem outras atividades.  

Parecia ideal pra mim, com mais de 15 anos de formado sem nunca mais ter voltado a academia, no máximo fazendo um curso aqui e uma capacitação ali, a possibilidade de fazer um mestrado na UFRJ me encheu os olhos. E pra mim que venho de universidade particular, sempre pareceu distante e surreal conseguir alcançar esse espaço, mas fato é que todos os ano entra menos gente do que vaga. Essa informação me soava uma facilidade a princípio, mas a bem da verdade é que tem gente que perde no processo e nunca completar o quadro e vagas podia dizer mais de um desafio do que eu pudesse estar prevendo.

Porém não foi, segui os tramites, elaborei um projeto, olhei os professores disponíveis no site da UFRJ, observei os trabalhos deles no lates, enviei e-mail para aqueles que poderiam se interessar por aquilo que eu queria pesquisar, fui aceito por um, fiz  prova de inglês, passei pela banca e voilá... Entrei!

E por que você tá falando que que o mestrado profissional é fake news, Gato? Bem... O mestrado não é, o que é efetivamente é esse papo de flexibilidade, por que veja bem.. Se você tem uma rotina de trabalho puxada e vai entrar no mestrado profissional, não se engane, você vai colocar um elefante na sua rotina. A quantidade de horas de disciplina serem cursadas são idênticas, você precisa conciliar em apertados dois anos várias horas de aula, com uma dissertação (e a grande maioria das disciplinas e trabalho não vão ter absolutamente nada a ver com  sua dissertação), o professores võ exigir uma série de trabalhos de você do mesmo jeito e mais todas as suas obrigações da vida normal. Aliás eu vou além, você tem ainda mais entrega que o mestrado acadêmico (pelo menoS na UFRJ), por que além de um artigo cientifico, uma dissertação como o mestrado acadêmico faz, você ainda precisa entregar um produto. Você precisa passar por toas as bancas até a sua banca final, cumprir toda carga horária e tudo isso sem ter nenhum incentivo. Por que se hoje eu ganhasse uma bolsa eu tentaria pelo menos diminuir em um ou dois dias da semana minhas atividades abrindo mais tempo pra me dedicar, mas o mestrado profissional só restringe as suas possibilidades de ter benefício, a ralação continua igual..

Honestamente eu nem acho que a gente deveria entregar menos, talvez mais tempo fosse o suficiente, mais um ano.. Tal qual o mestrado acadêmico o profissional poderia ter que ter 360 horas de disciplina e mais todas essas entregas, mas com cumprimento em três anos em vez de dois, dessa forma você teria mais tempo pra diluir as disciplinas e ter que conciliar menos coisa ao mesmo tempo. Poderia deixar aberto pra defesa partir do segundo ano, mas ter mais um de folga pra defesa, só isso já ajudaria tanto.

Se alguém que quer fazer mestrado profissional cair nesse post eu de coração não gostaria de desestimular, com todos os problemas, o que ter um mestrado numa universidade pública te traz de reconhecimento é realmente positivo, eu amei voltar aos bancos escolares, mas recomendo que se prepare... Você vai precisar ter uma rede de apoio, sobretudo se tiver algum dependente, é importante ter algum nível de apoio da sua chefia no seu trabalho e  principalmente venha preparado. Acredite, dois anos passam rápido, as vezes a gente deixa de fazer algo por considerar que é muito tempo, num estalar de dedo dois anos passam e quando você vai ver está no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa. Fazer um mestrado é fazer algo por si mesmo, é se valorizar mesmo, vale a pena, só esteja preparado por que são dois anos de pedreira e flexibilidade de cu é rola, tem nada disso não. Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário