29.5.12

O Comércio da Solidão



E no último domingo fiquei acordado vendo o novo programa do Doctor Rey e do Rafinha Bastos, depois ainda fiz o post, fui arrumar minhas coisas, tomar banho e etc... Moral da historia, fui pra cama tarde e total sem sono... Ligando a TV o canal ainda era Rede TV e tava passando a propaganda do super-papo.

Pra quem não conhece o Super Papo é um chat por telefone que faz propaganda na rede TV desde que mundo é mundo. É daquelas coisas que eu fico impressionado como que tem gente suficiente usando pra sustentar propaganda na TV... Mas se tem gente que manda “beijo na boca” pra *8000 pra aprender dicas de como beijar, super-papo naturalmente tb tem seu lugar.

A propaganda durava aproximadamente 15 minutos, contava a historia de um homem triste que conheceu uma mulher no super-papo e foram felizes pra sempre... Depois vinha um clip que virou hit, pk é akilo.. A propaganda durava 15 minutos o programa passava durante uma hora no horário do almoço e duas horas na madrugada... Ou seja... Era uma mesma historia no mínimo 8 vezes por dia e é claro que uma música com um clip bizarro daquele tinha q grudar.

Aki o clip – 


Lembro uma vez na casa de um amigo, estava uma galera, chegamos de madrugada da rua, todo mundo deitado nos sofás, colchonetes e afins, prontos pra dormir e ai de repente começou a cantar.. Imediatamente quem tava acordado cantou, quem tava dormindo acordou e começou a cantar: “ficar sozinho não é minha opção, todo mundo tem alguém...’

Hit... Mas o tempo passou, o super-papo mudou a propaganda e eu deixei as madrugadas em que levava horas na net enqto ouvia o som de qq coisa na TV. Nessa noite me peguei vendo de novo e assim... Como sugere o título do post o super-papo é um grande comercio da solidão e é claro que isso já era nítido antes... A historia que mostrava um homem infeliz ,acordando e indo trabalhar insatisfeito, dia após dia, ressaltando sempre o quanto se sentia sozinho até encontrar essa mulher ideal, claro... No super-papo, que só tem gente bonita, inteligente, interessante e acima de tudo... INTERESSADA.

Era nítido ontem, mas na atual campanha a coisa extrapola ainda mais esse limite. Na tela enquanto a historia vai passando vão aparecendo frases do tipo “Você ainda pode ser feliz”, “Encontre seu verdadeiro amor”.

E é aquilo, sabe??  Aquilo tudo que a gente ta careca de saber.. As coisas não são bem assim, o público não é composto pelas modelos da propaganda e ainda que na melhor das possibilidades nego encontre alguém nesse espaço, não é garantia de felicidade, aliás... Mais do que não ser garantia a gente sabe que uma relação não é bolsa de valores da felicidade e essa expectativa é complicada e perigosa. 

E ai eu fico pensando que Brasil a fora qtos e qtos compram aquela idéia e o quão triste é tudo isso.. Qta gente realmente está tão sozinha e que gasta uma grana acreditando que o super-papo realmente é uma saída, uma bóia furado pro barco da felicidade... Qta gente que se identificando com aquele personagem e tem a inocência de achar que a resposta é tão simples assim... Sei lá... Achava engraçado... Naquela noite achei triste.



5 comentários:

  1. pois é, eu pelo menos não faço isso né?

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei triste e, mais ainda, considero como propaganda enganosa... Chega a me doer de revolta, nos dias em que eu estou mais sensível... Beijos, Gatão!

    ResponderExcluir
  3. Tudo é questà de ponto de vista... hehe!
    E livro de auto-ajuda não rola... pq só ajudo a eu mesmo... sim,soudessesetubemsabes! Melhor ficarmos com o comércio de Prozac e Rivotril, nzé? Bjz!

    ResponderExcluir
  4. As pessoas são capazes de qualquer coisa para ocupar seus espaços vazios.

    ResponderExcluir
  5. As frases são um grande chamariz, pois o que todo ser humano é: solitário, os corpos exibidos nas propagandas são outro chamariz, já que quem não gosta da extrema beleza?

    Entendo o que você diz, mas no fundo não nos afastamos dessa proposta. Se não usamos o telefone, estamos na internet com nossas redes sociais, blogs, ou seja la o que for. Sempre procuramos suprir uma solidão que jamais termina.

    ResponderExcluir