28.2.10

A vida como ela é...


Me perguntaram a cerca da minha escolha por uma citação de Nelson Rodrigues para por aqui no meu perfil. Na frase Nelson fala sobre ficção e personagens, motivo que gerou questionamento.

Me utilizei do autor por dois motivos simples. Primeiro por compreender que de ficção e realidade são duas face de uma mesma moeda e que, principalmente numa escrita autobiográfica, a todo momentos estamos formando um personagem. E segundo por que eu queria que fosse algo do Nelson, tinha de ser ele, de alguma forma me identifico com o papel que se prestou a ocupar.

Nelson Rodrigues era dramaturgo, jornalista e incendiário, talvez tenha sido o mais polêmico autor de nossa literatura... E por que motivo???

Por que Nelson denuncia nossas misérias inconfessas, as publica, as expõe, grita elas aos sete ventos... Medos, frustrações, complexos... Desejos...

Somos tão tolos, embebedecidos de normas e regras, criadas sob a qual não suportamos viver, mas insistimos em tentar e quando estamos nos acostumando com a máscara que se engessa em nosso rosto ele vem nos dizer:

Não... não é isso que vc deseja... E você sabe que não é”.

E nosso corpo tem calafrios quando estamos diante da possibilidade de ver como é natural aquilo que tentaram nos ensinar tantas vezes como feio, menor, indigno...

E nos desesperamos quando temos as regras questionadas

E negamos desesperadamente o obvio.

Nelson Rodrigues é um escracho de humanidade... e nós... Bem... Nós somos o escracho da hipocrisia tentando nos tornar anjos, santos... Deuses... E nos incomodando com Nelson Rodrigues...

9 comentários:

  1. A vida é um constante questionamento. Importante é não parar. E tudo começa com um incômodo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Incendiário?

    Já perdi qualquer respeito que poderia ter por ele...

    Eu realmente penso que a hipocrisia a ponto de tentar passar a imagem de anjo, ou santo, um exagero da parte de quem o faz. Acho sim, que certas coisas devem ser engessadas, por um bom convívio social. Mas não se permitir ser maligno um pouco? Anestesia tem limite.

    Eu confesso: quando estou mal, ver a desgraça alheia me faz sentir melhor. Hediondo? Insensível? Talvez. Maligno? Quem sabe. Mas garanto que tem muita gente por ai que tem a mesma satisfação que eu, e não mostra!

    Beijos Gatón

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Nelson Rodrigues! Mas a minha visão dele é que ele acaba sendo meio moralista. O fato de mostrar que certas comichões existem e, na ficção, romper os limites que fazem-nas sair do terreno da fantasia para o da realidade me parece que tem uma função catártica que alivia a angustia que certos sentimentos causam. Como diria outro famoso: a castidade é a pior perversão.

    ResponderExcluir
  4. Uiaa, vou confessar que nunca tive a oportunidade de ler Nelson Rodrigues, mas vc não é a primeira pessoa de quem fala assim dele rsrs... Alguma sugestão de sua obra? bjoo

    ResponderExcluir
  5. Caracolis ... adoro o Nelson Rodrigues, mas confesso que sempre percebia algo nele que não conseguia definir com tamanha clareza e percepção crítica ... a Mulher * foi na mosca ... é isto ... perfeito ... no fundo no fundo ele acabava sempre sendo um grande moralista ...

    bjux ao Gato

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Nelson Rodrigues era um grande escritor e realmente jogava na cara o que muitos de nós tínhamos vontade, mas ficávamos presos na nossa própria hipocrisia.

    Amo!

    ResponderExcluir
  7. As vezes eu me sinto tão infanto-juvenil. Nunca li issaê. Nem Nelson Rodrigues nem essas coisas brabas, mas li tudo de Harry Potter e cia. uahsieueoiu

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque o outro fora do ar saiu do ar, mas o Google Reader não perdoa. Também não sei porque o Gato não encosta a cabecinha no meu ombro e chora. Poxa... gosto tanto de ocê!!! Fique bem.

    ResponderExcluir
  9. Adoro autocrítica, faz parecer culto.

    ResponderExcluir