23.2.10

Oscar 2010 - Melhor Roteiro Original/Adaptado



Hoje assisti dois filmes que fecharam a lista de melhor roteiro Original e adaptado.


Pra melhor Roteiro Original concorrem:


Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

O Mensageiro

Um Homem Sério

UP – Altas Aventuras


O Mensageiro conta a historia de um jovem oficial do exercito americano que foi designado a dar noticia aos familiares no caso da morte de um soldado. Sendo obrigado a seguir um script perfeito e regras de conduta engessadas diante dos notificados o oficial passa a entrar num processo de grande resignificação.



Todos os outros filmes já fiz um breve comentário no post de melhor filme (que quiser conferir clique aqui).


Como já disse umas 200 vezes aqui no blog, esse ano os filmes não estão me convencendo tanto, por esse motivo nenhum roteiro me fez delirar, farei a escolha do que achei mais razoável.


O Up é um filme lindo e fofo, mas acho que o premio de melhor roteiro seria forçar demais. “Um Homem Serio” eu realmente não gostei e tenho por mim que não entendi a moral da historia até agora.”Bastardos Inglórios” poderia até ser, mas foram tantas voltas e reviravoltas que só cortando uns 40 minutos pra fazer jus ao premio. “Guerra ao terror” se fez absolutamente repetitivo com o excesso de cenas de “ação”. “O Mensageiro” eu estava gostando muito até o meio do filme, achava que de longe seria o melhor roteiro mesmo, mas a historia se perde um pouco... É como se o autor tivesse tido uma puta idéia de fazer um filme com esse personagem – o soldado responsável por notificar as famílias pelas mortes – e o que o oficio implicava, seus conflitos, suas posturas, suas franquezas e demandas. Tá, ele conseguiu fazer isso muito bem, mas uma vez apresentado o personagem e colocado ele diante dessa função parece que o autor olhou pro texto e pensou: E agora, o que eu faço com esse cara????


Porém, ainda sim o gato acha que "O Mensageiro" merecia levar de melhor roteiro, mas observando o que tem rolado por ai acredita que o premio vá para Guerra ao Terror.


Na categoria de melhor Roteiro Adaptado concorrem:


Distrito 9

Educação

Amor sem Escalas

Preciosa

In The Loop


In the Loop é uma comedia (ou pelo menos tem a pretensão de ser) que tenta mostrar as confusões gerada no campo da política pela via dos inflados egos, me fez lembrar jogos de poder. Tem algumas cenas bem engraçados, mas em linhas gerais achei o filme chato o que, pra mim, compromete bem o premio de melhor roteiro.



Educação é bom, mas nem tanto... Não entendi nem o por que de tantas premiações. Distrito 9, como já disse anteriormente, recebe uma atenção diferenciada por se apresentar como um novo conceito em filmes de ET, que na minha opinião, só é novo até um determinado ponto. Preciosa seria fantástico, mas eu sugeriria a Oprah que desse uma estudada mais profunda nas realidades dos abrigos e escolas de periferia antes de colocar no ar. Por fim vem o Amor sem escalas que até me confunde... O gato tem uma inclinação pra torcer por ele, embora ache meio bobinho... É bobo, mas gosto da historia... A dúvida fica entre ele e Preciosa... Hummmm... Não sei.. Acho que escolhi Preciosa de melhor filme e fico com o “Amor Sem Escalas” de Roteiro.



O gato acha que de melhor Roteiro Original merecia levar:

O Mensageiro


O gato acha que de melhor Roteiro Original vai ganhar:

Guerra ao Terror




O gato acha que de melhor Roteiro Adaptado merecia levar:

Amor sem Escalas


O gato acha que de melhor Roteiro Adaptado vai ganhar:

Amor sem Escalas

3 comentários:

  1. Querido Gato,
    Eu quero...
    Quero uma pin-up igual àquela ali do lado.
    Linnnnda!!!
    A propósito...de quem é o bebê que vai nascer essa semana? É de alguém da faculdade que eu conheça?
    Santa curiosidade!!!
    Mais beijos!

    ResponderExcluir
  2. To out dos filmes concorrentes ainda.
    Gostei de bastardos inglorios, apenas gostei.
    Sabe aquela coisa de expectativa gera frustracao? Pois eh, sempre espero muito de Tarantino, também quem mandou colocar nosso grau de exigencia la no ceu com PF. ;)

    Po, nem a trilha sonora me conquistou.
    Mas foi legal. Foi sim hehe.
    Beijos
    Ana
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  3. Passei, não para comentar o post, que não tenho pitaco para dar no assunto, mas para deixar um beijo pro gato.

    ResponderExcluir