19.3.13

Sobre o absurdo que nos move...



Eu me espanto... Eu, graças a Deus, ainda me espanto. Freud dizia que nada que era humano lhe era estranho e essa sua percepção das coisas é compartilhada por um mar de gente que olha tudo com um ar blasé e diz que não se espanta com nada. Esse ano completo 30 anos, me sinto mais amadurecido a cerca de uma série de coisas, mas não a ponto de deixar de me espantar.

Durante a vida inteira, apesar de falar muito, fui um bom ouvinte. Não faço muito pra isso, simplesmente olho pra quem fala comigo, ouço, me preocupo. Passionalmente entro na historia, me ponho no lugar, vibro, torço, morro de angustia, penso em alternativas, conjecturo, me envolvo de fato. Bom ouvinte que sou, já tive oportunidade de conhecer as mais diversas historias e ainda me espanto.

Gente louca de amor, com a autoestima no dedo do pé e que se propõe aos situações mais absurdas??? Zilhares.. E ainda me espanto... Me assusto com cada lance... Com a confusão entre amor e posse, com esse outro tirânico que não se incomoda em pisar na cabeça da pessoa com quem se relaciona, das agressões perdoadas, do tanto que se releva e que se abre mão. 

Na semana passada conheci um garoto... 19 anos, soropositivo. Como contraiu? Desde os 15 anos o rapaz se relacionava com um cara muito mais velho. Não era um namoro, nunca foi.. Era um telefone a ser ligado num dia de solidão ou qdo o tesão tava batendo no teto. Qdo ele tinha 17 anos num sexo gostoso o cara pede pra tirar preservativo e ai aconteceu. O lance é que o criminoso em questão sabia ser portador do vírus. Ele podia ter alertado o garoto, falar a cerca de profilaxia.... Mas é claro que não faria isso, afinal foi ele mesmo que pediu, sem menor culpa ou remorso, pra que um garoto de 17 anos tirasse o preservativo sabendo do risco que corria.

A historia até aqui já é um espanto, mas a coisa piora qdo vc sabe que o menino permaneceu no mesmo lugar... Continuou sendo um telefone a ser ligado.. Continuou saindo com o cara. Hoje, dois anos depois, começa a perceber que ele era um laço a ser desfeito... Dois anos depois.

Aos 19 anos ele fala em culpa compartilhada e tenta fazer do seu algoz alguém menos pior. Parte do pré suposto que aos 17 anos já sabia o que era certo ou errado e sabia o que era preservativo, sem ter noção de que um homem adulto leva um adolescente apaixonado onde quer. Eu consigo até compreender que ele se descobrindo soropositivo nessa idade, sem falar pra família ou amigos, tenha acabado criando um vinculo com o vilão. Ainda que ele o tenha contaminado o medo da rejeição pode nos levar a caminhos estranhos e ai seu algoz pode virar a sua tabua de salvação. Ele me contaminou, estamos juntos nesse barco, ficamos um com o outro e tudo fica certo. 

Todavia o Senhor Merda nem a esse papel prestou, não deve ter se sentido responsável em nenhum instancia, botou a cabeça no travesseiro e dormiu... Pra que um garoto problema qdo eu posso ter um novinho gostosinho disposto a me dar o prazer que preciso????

Fui criado ouvindo que quem n vive pra servir não serve pra viver e me assusto com o qto as pessoas n se sentem responsáveis pelo que causam umas nas outras. É tão simples dizer que não pode se responsabilizar pela expectativa do outro e alimentar essa expetativa.... Compartilhar a culpa com a vítima que por fim acha que tb cometeu um delito grave simplesmente por ter confiado em quem não deveria.

O garoto é bonito, educado, gentil e tem toda chance do mundo de ser mais do que um o vírus que carrega consigo, mas é claro que não vai poder evitar uma serie de dessabores vida a fora. Na última conversa que tivemos dizia estar disposto a apaga-lo, mas que nunca irá esquece-lo por que é impossível se esquecer de alguém que vc amou tanto e abriu mão de tanta coisa. O tempo vai mostrar a ele que é possível se esquecer sim, que quatro anos apaixonado num amor platônico faz parte, mas o que é impossível de se esquecer é do qto as pessoas podem ser cruéis em prol de muito pouco. Acho que essa historia já é suficientemente espantante pra ainda terminar sendo inesquecível em função do amor. 

7 comentários:

  1. gato... fiquei sem palavras... de verdade...

    ResponderExcluir
  2. Tenso isso. E sorte de quem - apesar dos 30 ou mais - não perde essa capacidade de espantar-se, nzé? Hugzones!

    ResponderExcluir
  3. N sei nem oq comentar desse absurdo, olha saber q tem algo e intencionalmente transmitir HIV...o minimo q ele deveria fazer era denunciar o senhor, que por sinal e crime isso. Estou c ódio msm do velho aff

    ResponderExcluir
  4. tô igual ao Anderson, que FDP, esse menino precisa urgentemente ser protegido...

    ResponderExcluir
  5. cara, que tenso... mas, realmente, tem muita gente maldosa capaz de tudo nesse mundo...
    :(

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem sei o que falar. Pela lei este fdp pode ser processado como se tivesse tentado assassinar o garoto e se eu fosse voce eu falaria pra ele fazer isso. Uma pessoa dessas precisa de levar um susto, de ser punido ou vai fazer mal a muita gente! Vai acabar com os sonhos e as espectativas de vida de muito garoto e o pior, se os garotos naoo tiverem muita cabeça vao se tornar monstros exatamente como o cara.

    É triste ver histórias assim, mais triste é ver que a pessoa nao faz nada. Como eu disse, deveria processar este cara. É uma doença que nao tem cura e no direito penal é tratado como homicídio.

    ResponderExcluir