16.3.13

Lazaro Arbos - American Idols



To vendo American Idols, gostei tanto de acompanhar o X-Factor ano passado, qdo vi a propaganda do American Idols tendo Nick Minaj (que eu amo) e Mariah Carey no juri, resolvi pagar pra ver.

Passei a assistir do 11º episodio, não foi proposital, qdo vi já estava nesse ponto, mas pulei a parte das audições que confesso achar mega chata. Saindo das audições eles fazem duas semanas em que em cada programa um grupo de 10 homens e mulheres caem pela metade por decisão do Juri. Na semana seguinte sobram 20 candidatos que vão virar 10 por decisão do público e acho que daí pra frente começam as finais de fato.

Bem.. O que to achando até agora??? Chatíssimo... N chega aos pés do x-factor, as escolhas das músicas sempre lentas são entediantes, muito menos a produção e o próprio formato em si é inferior. No x-factor saindo das audições (que são meio chatas tb, confesso) os grupos vão pra casa dos jurados pra que eles escolham um número "x" dos selecionados e ai vc fica na maior expectativa de conhecer a casa do jurado. Essa escolha vai além de mante los no programa, o jurado passa a treinar o cara que escolheu e cada apresentação vc sabe que ele dirige as apresentações do cara. Os Shows são megalomaniacos, nababescos, absurdos... Cheios de luzes, dançarinos, efeitos e etc. Diferente do que tenho visto no American Idols, pelo menso até agora.

Nem vou entrar no mérito da maioria da galera do American Idols ser muito feia, pk acho que isso numa competição de música de fato importa muito pouco, aliás penso que é até positivo, pk gosto dessa coisa esquisita... Super-apoio o esquisito. O problema é que muito pouca gente me empolga ali, vi 30 candidatos e fui realmente tocado por 2, menos de 10% do programa.

Zanette Jhonson me chama atenção, por exemplo.. Uma mistura  do físico da Elza Soares, com a noção da Narcisa Tamborindeguy e umas pitadas de Inês Brasil.. Uma voz absurda, um carão grande, um cabelo muito cheio, um sorrisão gigantesco e uma historia bacana.



Porém quem me arrebatou de verdade foi Lazaro Arbos..  Não é pk ele tem 21 anos, é lindo, se apresentou de gravata borboleta, suspensório, uma blusa rosa pink (parece o kurt de Glee se vestindo), se emocionou se dizendo fã de Mariah Carey e tem um pacote considerável... Mas por tudo que ele representa.

Esses programas estão cheias das historias tristes, um foi vítima do Katrina, outro é adotado (?), outra veio refugiada de um país em guerra civil.. Várias historias tristes.. Quem n tem historia triste força. No X-factor o cara que foi adotado qdo bebe por um casal americano dizia querer usar sua voz pra se conectar com a mãe biológica. Até a última apresentação insistiu em dizer ser seu sonho encontrar sua família, qdo na verdade o jornal da cidade da mãe dele no nordeste (brasileiro) já havia se contactado e proporcionado uma conversa entre eles via skype, tudo devidamente registrado no youtube no dia 24/10 e na sua apresentação no Halloween ele continuava com o mesmo papo. A outra cantou fazendo homenagem a irmã excepcional que morreu qdo ela tinha 6 anos, mas eram muito apegadas.. Enfim... Aquele q n tem nada triste pra contar se apoia nem que seja no fato dos pais serem divorciados.

Porém, Lazaro me tocou... Por que??? Por que ele é gago.. Muito gago, na verdade o comprometimento da voz dele faz parecer que ele tem algum problema neurológico, mas é só gagueira. Todavia eu parto muito do principio de que pessoas como Lázaro podem n ter problemas neurológicos, mas são tão golpeadas por suas diferenças que muitas vezes acabam tendo características muito específicas. Ele diz no seu vídeo que trabalha numa sorveteria por que é o lugar onde n exigia q ele fosse "inteligente", ou precisasse falar. Claro que existem pessoas com problemas mais graves que o dele que se formam e vão mais longe, mas tb  é claro que a vida pra esse rapaz é muito mais difícil de fato.

Ele desenvolveu a gagueira com 6 anos de idade e qdo a família foi de Cuba pros EUA tudo piorou, sua fala é tão difícil que a mãe qdo n conseguia compreende-lo dizia "canta, meu filho" e assim ele aprendeu a se apaixonar pela música. 

O que mais me encanta em Lázaro e sua delicadeza e simplicidade... Amo gestos de delicadezas, Lázaro olha com um olho de uma criança acoada pros jurados qdo na verdade ele é uma das vozes mais potentes da edição e parece n perceber isso, ou talvez ache que n seja o suficiente, afinal.. Tantas vezes n deve ter sido. 

Sei que ele tem um jeito tímido e que isso é um empecilho pra fazer dele um grande pop star no palco, mas ele tem esse olhar...



E esse sorriso...



...Mais fofo do mundo!!! Eu amo a historia dele, amo o fato dele estar ai mesmo com todas essas dificuldades, amo tudo o que ele representa. O programa pode até ser uma bosta, mas pra mim é um privilégio poder de alguma forma acompanhar um pedacinho dessa  bacana trajetória.

Se quiser conhece lo aqui em baixo tem o vídeo da audição e o da segunda apresentação. Não tem legenda, mas vai dar pra perceber sua dificuldade ao falar, principalmente o da audição.


5 comentários:

  1. pode por o lázaro no colo e dizer q ele é lindo? pode?

    ResponderExcluir
  2. Assisti o X-Factor e gostei muito.
    Nunca tive interesse pelo American Idol, tudo me parece muito desorganizado lá!
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para homens


    Instagram | Twitter | Facebook | E-mail

    ResponderExcluir
  3. cmo faço p traze-lo p minha humilde residencia? qro ja! Cmo pode ser tao fofo e lindo assim, acho q me apaixonei de novo!
    Agora ja pode embalar p viagem?! heheheheh
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu comia. Nem precisa cantar. Hahaha! Bjundas!

    ResponderExcluir