19.2.10

Oscar 2010 - Melhor filme/melhor diretor


Hoje assisti o último filme que completa os 10 que concorrem a categoria de melhor filme no oscar. Decidi adotar o seguinte procedimento, falarei por categoria, até o dia da festa tentarei ver todos os filmes que estejam concorrendo nas categorias de melhor filme, diretor, roteiro original, rodeiro adaptado, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Cada vez que fechar uma dessas categorias venho aqui e faço minhas considerações. Nessa postagem falarei sobre melhor filme e diretor.


Antes devo dizer que esse ano nenhum filme me levou ao gozo. Isso não significa que não tenham sido bons filmes, mas até agora não vi nada que tenha entrado pra minha lista de favoritos. No ano passado isso aconteceu com pelo menos quatro filmes (Quem Quer Ser Um Milionário, O Leitor, Vick Christina Barcelona e Wall –e ). Além de outros que embora não tenha entrado no meu favoritismo devo reconhecer que tb foram excelentes como Milk e Benjamin Button.


É engraçado percebermos que de fato no ano passado os filmes concorreram a muito mais estatuetas. Todos que concorreram a melhor filme concorriam em muitas outras indicações. Benjamin Button por exemplo foram 13 e quem quer ser um milionário 10.


Concorrem como melhor filme:



  • Preciosa - Uma Historia de Esperança – O filme conta a historia de Clarice Preciou Jones uma adolescente obesa, negra, norte americana de 16 anos que tem uma relação destrutiva com a mãe e abusada pelo pai. Grávida pela segunda vez (do próprio pai) Precious é pressionada pela mãe a procurar uma ajuda do governo, uma espécie de beneficio, algo como um “cheque cidadão”, no Brasil. Para receber o beneficio ela tem encontros constantes com uma assistente social e tem de seguir algumas determinações como a de estudar numa escola especial. O filme de historia forte é produzi do pela Oprah Winfrey e tem no seu elenco Mariah Carey. Ambos os fatos somado com o título podem fazer você pensar que é um filme educativo da AACD. É... De certa forma até parece, mas com uma produção primorosa e atuações incríveis, inclusive a da Mariah Carey (acho até q ela deve pensar em trocar de carreira). O filme é forte e a historia é boa, mas a maneira mágica que as coisas vão se solucionando acaba fazendo fracassar a pretensão clara de ser um filme que mostre a realidade nua e crua.




  • Distrito 9 – O filme veio na promessa de ser um novo conceito em filmes de ET. E foi, até a primeira meia hora. O filme se passa 20 anos depois que uma nave parou em cima de Joanesburgo e ficou. Alguns dias depois invadiram e encontraram milhares de extraterrestres subnutridos. Então criaram um espaço (o distrito 9) para hospeda-los... 20 anos depois eles eram mais de dois milhões vivendo em moradias amontoados e cheio dos problemas sociais ligados a tráfico, violência, prostituição. A historia é contada como se fosse um documentário, tendo a fala da assistente social do distrito 9 e outros profissionais que lá atuavam. Insatisfeita com os colaterais trazidos pelos imigrantes a população de Joanesburgo exige soluções. É entregue então a uma empresa de armas a concessão para estudar a tecnologia deles, mas teriam de remove-los para um outro lugar (o distrito 10) que ficaria a 200kms da capital africana. Até ai tudo muito interessante, mas no processo de extradição o responsável pela mudança sofre um acidente que vai fazer que o filme tenha a mesma dinâmica de muitas historias de zumbis que você certamente já viu por ai.




  • Avatar – E por falar em clichê, vamos a Avatar.... Avatar é tão clichê que até a critica que é feita a ele está se tornado clichê. O que todos dizem é a formula de uma puta produção somada a uma historia razoável. Extremamente hi-tec, com cenários sensacionais o filme concorre a diversas categorias dessa natureza.... Efeitos visuais, edição, efeitos de som e etc... Premiações como ator, atriz e roteiro passam bem longe de Avatar. A historia é igual a de Pocahontas, salvando as peculiaridades. Um forasteiro vem de uma terra distante e desconhecida pra um lugar primitivo, é recebido pela filha do chefe da “tribo”, se apaixona por ela, é tido como um traidor, se ver eticamente na duvida se traia ou n seu povo por um grande amor e etc etc etc... A historia tem tanta semelhança com Pocahontas que até uma arvore cabalística e conselheira tem. Porém, devo dizer que mesmo com toda essa critica acho que o filme foi de fato bem contado e eu acho que um clichê bem contado tem o seu valor As pessoas tem muita implicância com clichê, certa vez ouvi de um amigo algo que gostei muito, ele dizia: “Os clichês estão para obra tal como as evidências estão para o crime”. Faz parte... São inevitáveis, sempre... Por isso entendo que Avatar seja um candidato plausível, não entenderia se fosse de melhor roteiro.


  • Educação – O filme inglês conta a historia de uma jovem da década de 60 que ao se envolver com um play boy fica na dúvida entre seguir com a educação formal ou a vida boemia. Fosse no Brasil de 2010 ela ia saber que a vida boemia está no bar ao lado, sexta feira depois da aula. Um filme interessante, mas não chega a ser espetacular, tendo um bom destaque na atuação de Carey Mulligan.




  • Guerra ao Terror – Junto com o Avatar é o maior concorrente do ano, 9 oscars, além de ter concorrido a muitas categorias no Bafta, globo de ouro e etc. E ao contrario de Avatar está em categorias como roteiro e melhor ator. O filme mostra a vida dos soldados americanos que vivem no Afeganistão e a pressão constante que passam. O foco de fato são as vidas dos soldados, tendo as discussões pátrias num plano inferior. Pra ser sincero, embora consiga gerar uma certa ansiedade achei o filme chato. O personagem principal fodão demais me irritava e o excesso de cenas desarmando bombas o tornou repetitivo. Uma boa pedida para quem gosta de filmes de guerra.



  • Bastardos Inglórios – Pra mim é até complicado falar por que eu definitivamente não gosto de Tarantino. De tudo que já vi dele esse talvez tenha sido o melhor, o que nem chega a ser um grande mérito. O filme conta a historia do grupo de americanos judeus que trabalham por uma sangrenta vingança ao nazismo. Tenho que assumir que ele consegue gerar tensão nos telespectadores com diálogos ansiógeno, silêncios tensos e muita, mas muita carnificina. A atuação de Brad Pitt atrapalhou consideravelmente, mas foi bem compensado com o show protagonizado por Mélanie Laurent e Christoph Waltz.



  • Um Homem Serio – Na minha opnião o pior filme entre os concorrentes, e nem pretendo falar muito, por que eu achei ele tão sem propósito que desconfio até que no fundo eu não entendi. Estou até agora me perguntando a conexão entre a primeira cena do filme e o restante. O fim tem uma cara enorme de meio... É difícil até de fazer uma sinopse, aliás antes de assisti-lo estava de fato achando as sinopses ruins, sem conseguir me passar uma dimensão bacana da historia... Até ver e entender que realmente é difícil vc resumir uma historia que não diz a que veio. Basicamente o filme conta a vida de um professor judeu na década de 70 e suas complicações familiares e profissionais. E é isso...






  • Um sonho possível – O filme que rendeu o globo de ouro pra Sandra Bullock, é biográfico, conta sobre a vida de um famoso jogador de futebol americano, que foi investido e adotado por uma família branca de classe media alta. O ator que faz o menino está brilhante, embora ainda não tenha visto todos os filmes que concorrem a melhor ator, penso que poderia ser justo considera-lo nessa categoria. É bem verdade que junto com Preciosa esse filme contam historinhas bonitinhas de resiliência e eu sou muito cauteloso nessa coisa de historia de superação. Porém, dentro desse gênero Ana Maria Braga, o filme é realmente bom.





  • Amor sem escalas – Esse filme talvez tenha sido o que mais me divertiu em todos os dez, mas definitivamente não me parece um filme para tantas indicações. É um belo sessão da tarde, aquele gostoso, de assistir com sua avó. O filme fala sobre um empresário que vive viajando a trabalho estando sempre em hotéis e aviões, fazendo da instabilidade um estilo de vida. Na outra ponta uma jovem administradora que pretende implementar nesta empresa um sistema on line que findaria com essa rotina. Porém antes de aplicar o novo sistema a jovem passa a acompanhar o empresário a fim de pegar os traquejos das negociações. E assim os dois estilos d vida são colocados lado a lado, uma vez que a menina valoriza segurança e estabilidade. Um filme que fala de coisas relevantes de forma extremamente leve.



  • Up – Altas Aventuras – Filme produzido pela Pixar, Up conta a historia de um senhor rabugento e solitário que entra numa aventura afim de realizar o sonho da falecida esposa, levando sua casa com balões para poder viver no meio da natureza na América do Sul. Acaba indo junto com ele um escoteiro gordinho que precisa ajudar um senhor de idade para ganhar um título. O filme é uma delicia, com situações engraçadas e doces. Aqui no blog fiz um post com uma de suas cenas. A dublagem brasileira conta com a voz de Chico Anysio para fazer o personagem principal




Bem... Eu acredito que quem vá levar de melhor filme seja Avatar e considerando seus concorrentes nem acho exatamente injusto. Já que não temos nada de excepcional que considere o que teve pelo menos algum aspecto espetacular e Avatar sem dúvida teve. Também acho que Preciosa e um sonho possível bons candidatos.

Na categoria melhor diretor concorrem, Preciosa, avatar, guerra ao terror, amor sem escalas e Bastardos Inglórios. Nesse minha dúvida é entre Inglórios e Avatar. Embora não goste de Tarantino tenho que assumir que ele foi um bom maestro para obra conduzindo de forma excitante a historia. E o diretor de Avatar pegou um roteiro medíocre e transformou numa super produção.


Hummmm... Pra concluir então...


O gato acha que de melhor filme merecia levar:

Preciosa – Uma Historia de Esperança


O gato acha que de melhor filme vai ganhar:

Avatar




O gato acha que de melhor diretor merecia levar:

James Cameron/ Avatar


O gato acha que de melhor diretor vai ganhar:

James Cameron/ Avatar



14 comentários:

  1. O Gato parece ter um gosto um tanto parecido com o meu para os filmes acima. Sei lá, nada este ano me parece grandes coisas.

    ResponderExcluir
  2. Bom... sou um fanático pela entrega do Oscar... acompanho, vejo os filmes... e fico mega empolgado no dia da entrega... e não poderia deixar de torcer para os meus preferidos.
    Acredito que Preciosa é o filme mais sólido entre todos os concorrentes... realmente com uma pegada AACD (não poderia ser diferente... tem o dedinho... e que dedinho da Oprah Winfrey no filme - e ela não iria deixar de usar o recurso: negra, pobre, sofredora ... que tanto da certo!!!)
    Avatar foi uma surpresa para minha pessoa... surpresa negativa por sinal... gente.... que filme ruim!!!!! Não gostei nem um pouco... Mas sei que é quase certo a sua premiação como melhor filme... (no fundo, no fundo estou torcendo paro o contrario...) na minha concepção, deveria levar todos os créditos técnicos e de efeitos, o filme é impecável nesse aspecto... bonito de se ver... chato de se assistir!!!
    Um sonho possível é realmente um ótimo filme... mas não sei porque eu acho que será aquele tipo de filme que na próxima entrega do Oscar, ninguém vai lembrar... Não sei porque acho isso.
    Bastardos Inglórios: Um filme bomzinho... só isso!!! Não me convenceu... até estranhei a indicação...
    Amor sem escala: Não gostei nem um pouco... nem quero falar muito sobre... pq eu ví que o gato gostou... e o blog é dele... então não entra com o pé sujo na casa dos outros.
    Um homem sério é um filme que você assiste no domingo a tarde, acompanhado de pipoca e refrigerante; embaixo do seu cobertos e abraçadinho com alguém. Entende???
    UP- altas aventuras: Belíssimo... gostoso de se ver... confesso que chorei... sim pessoas eu chorei... e rí muito... muito mesmo... a trilha sonora do filme é fantástica... uma das melhores animações já feitas.
    Distrito 9 - Ruim de verdade... mas não levem a sério... é que não gosto desse gênero de filme mesmo.
    Educação - Bonzinho, fraquinho, bonzinho... é assistível, mas não esperem muita coisa. Eu esperava e deu nisso!!!
    Guerra ao Terror... na minha concepção... é aquele tipo de filme que você assiste e acha que já assistiu... já passaram por isso... não traz grandes surpresas muito menos grandes atuações.


    Bom a agora basta esperar!!!

    Adorei o post Gato!!!!!!!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Bem, até agora só assisti ao Up, Preciosa e Avatar ...

    gostei dos 03, mas para esta pessoa aqui [rs] o melhor foi Avatar ... gostei e amei ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. ow ... esqueci ...

    Sr. Gato, eu copiei sim mas não disse para D. Vaca que era meu ... perguntei a ela ... advinhe quem escreveu isto ... advinhe ... atende por aí como um tal de Gato. brrrrrrrrrr

    aswpribnyghjcbxzweçpzzz

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Só eu não tenho a mínima vontade de assistir o tal Avatar?
    Tão besta, meu Deus, um monte de homem azul e tanguinha. ieoieoi
    Pior que isso, só dois disso.

    ResponderExcluir
  6. Oh, mas Bastardos e The Hurt Locker são tão bons! O filme dos indianos pobres que eu tive de ficar meia hora no banheiro querendo vomitar. Não vomitei (a mesma felicidade não tive com O leitor). E que soltem os balões para UP!

    ResponderExcluir
  7. Nhaaa...só vi Avatar e Bastardos... Mas como não sou nada chique, vi Avatar 2D e Bastardos depois da praia... nenhum dos dois me convenceu.
    Vou tentar conseguir uma maneira melhor de confeccionar as carteirinhas...o meu método ainda está na era pre-photoshop.

    ResponderExcluir
  8. Desses só vi Avatar e Guerra ao Terror

    Bastardos Inglórios deve ser interessante
    !!!

    ResponderExcluir
  9. CPessoa, ZERO vontade de ver Avatar também. Ferreira Gullar escreveu um texto na Folha de São Paulo, não sei se você pôde ver, mas ele finaliza sua impressão sobre o filme assim:

    "O filme é contraditório ao mostrar a vitória da cultura mítica, primitiva, de Pandora, sobre a mais avançada tecnologia, quando ele mesmo, como cinema, é uma exaltação da civilização tecnológica."

    Acho que dá o que pensar.

    (O texto saiu na Ilustrada de 14/02)

    ResponderExcluir
  10. Gato,
    Te juro que sinto-me extremamente lisongeada por ter você como seguidor.
    Afinal, asssim as pessoas podem ficar sabendo um tantinho assim do meu lado cult, que eu quase não mostro no meu blog, que ao contrário do seu, tem tudo pra ganhar o Oscar de "Blog da Mulher do Século 18, 19, sei lá", tamanha é a quantidade de coisinhas domésticas que existem por lá.
    Talvez eu tenha me cansado um pouco de pensar, de estudar...Mas nosso encontro ontem foi muito bom, pois sabe que hoje acordei me questionando se seria isso mesmo que quero da vida?
    Bom, até agora não sei a resposta...
    Mas vamos conversando. Quem sabe eu encontro uma resposta.
    Beijos, querido Gato. :)

    ResponderExcluir
  11. Eu amei Preciosa e gostei muito de Amor sem Escalas. No ano passado, achei Revolutionary Road muito melhor que O Leitor, mas gostei da vitória de Quem quer ser um Milionário.

    Fiquei com inveja sua por ter visto todos os filmes. Vou tentar vê-los. Deve faltar uns 4. Depois te conto.

    ResponderExcluir
  12. AHuahauahauahau só vi Avatar dessa montoeira de filmes. E nem gostei. Se conta, vi os traillers de Precious e Inglorious Bastards.

    Só fico meio encasquetado com esse seu ódio a Tarantino... Solta o viés sanguinolento que há dentro de você! ahauahauahauhau

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Hoje assistirei ao filme Preciosa.Disseram-me que é ótimo.
    Avatar,ah,sei lá...Acho que sou um dos únicos que nao se entusiasmou para correr ao cinema.
    Agora,Meryl Streep,com certeza,levará o Oscar como melhor atriz.Ela está divina como Julia Child.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Tb queria que preciosa vencesse, mas com certeza será o ano do Avatar... não que fique triste por isso, mas...

    ResponderExcluir